Floricultura Solidária Recuperação de Flores em forma de Terapia Ocupacional

Cuidar de flores e plantas pode trazer alegria e tranquilidade, sendo até uma atividade terapêutica. 

A jardinagem abrange o cultivo de qualquer tipo de planta com o objetivo de embelezar um ambiente. Além de acrescentar um toque especial a casas e apartamentos, a arte de cuidar de flores e criar um cantinho especial e cheio de vida é uma atividade muito relaxante.

Sentir a terra molhada com a ponta dos dedos, manusear delicadas sementes, podar os ramos e outras tarefas desse tipo podem funcionar como uma terapia alternativa, complementando tratamentos clínicos convencionais e estimulando a vontade de viver.

Benefícios desta prática no dia a dia

Cuidar de flores

Também conhecida como Garden Terapy, a jardinagem terapêutica combina técnicas de cultivo de plantas e contemplação de jardins. Esse tipo de terapia amplia a capacidade de interação das pessoas que apresentam quadros de depressão, baixa autoestima, autismo e outros problemas psicológicos.

Especialistas afirmam que o encanto proporcionado pela contemplação de um belo jardim leva a mente a um estado meditativo. Assim, é possível diminuir os sentimentos negativos, alcançar momentos de tranquilidade e deixar que os pensamentos otimistas prevaleçam no dia a dia.

Cuidar de flores é uma ótima forma de reduzir o estresse e melhorar o humor. Além disso, o hábito é perfeito para quem gosta de hortas e deseja ter uma alimentação mais saudável. Basta plantar vegetais, ervas e demais planta que podem ser usadas nas refeições.

A Floricultura Solidária do GRUPO ORAR, é um projeto que visa além de recuperar plantas que foram descartadas pelas redes de supermercados e afins, por não terem mais valores comerciais, ainda, tem como objetivos principais a Terapia Ocupacional através do manuseio das plantas e da geração de renda para manutenção dos nossos projetos sociais. Reciclar, reaproveitar e conscientizar a população da importância de cuidar do meio ambiente.

 

Ajude-nos a compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin
× Como posso te ajudar?